Macromoléculas

A maioria das pessoas já ouviram falar de macromoléculas. Os exemplos mais conhecidos são: proteínas, carboidratos e lipídios. Mas o que é uma macromolécula? É uma molécula orgânica gigantesca, de elevada massa molecular relativa, constituída de unidades estruturais que se repetem. As substâncias constituídas de macromoléculas são denominadas polímeros e, as unidades estruturais que se repetem de monômeros. A reação de síntese dos polímeros a partir dos monômeros é chamada de polimerização.

As proteínas, por exemplo, são muito importantes nas reações do corpo humano. As proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (entre 15.000 e 20.000.000 u) e são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas. São macromoléculas com, no mínimo centenas de aminoácidos. Os aminoácidos são monômeros naturais que polimerizam formando as proteínas, e a glicose é também um monômero natural polimeriza formando os polímeros amido, celulose e glicogênio.
Já os carboidratos existem em diferentes tipos como os monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são carboidratos não polimerizados. Os oligossacarídeos possuem de dois a dez monossacarídeos. Os polissacarídeos ou açúcares múltiplos são carboidratos formados pela união de mais de dez moléculas monossacarídeas, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: