Sistema Digestório – Órgãos

Nesse post falaremos especificamente dos órgãos que compõem o sistema digestório e as características/funções mais pertinentes de cada um.

Boca
A boca é aonde se inicia o processo de digestão e fica na cabeça. A boca possui algumas estruturas muito importantes na digestão como os dentes, a língua e as glândulas salivares que misturam e transformam os alimentos em bolo alimentar, ao envolvê-los em saliva. Os dentes são estruturas duras e são compostos de polpa, esmalte e dentina, que se localizam na arcaria dentária nos humanos e em um processo de digestão, eles trituram o alimento, facilitando assim, a deglutição. A língua é um órgão muscular que em um processo digestivo, ela processa os alimentos, ou seja, ela ajuda na diminuição e diluição do alimento, além de sentir os sabores destes e participar na formação dos fonemas da fala. As glândulas salivares se localizam dentro e em torno da boca e têm a função de produzir e secretar a saliva, que serve para digestão do amido na boca, e pra higiene oral.

Faringe
A faringe, outra estrutura muito importante na digestão, é um canal que conecta a boca ao esôfago, e é nela que ocorre a deglutição através da epiglote. A epiglote, uma estrutura da faringe, é uma lâmina que tem com função fechar a ligação da faringe com a glote durante a deglutição, pois a faringe é uma estrutura tanto do sistema digestório quanto do respiratório, aí quando o alimento desce através da faringe, a laringe se eleva enquanto a epiglote abaixa, assim direcionando o alimento pra o esôfago.

Esôfago
O esôfago, canal musculoso que leva o alimento da faringe para o estômago através de contrações musculares que são feitas devido a movimentos peristálticos. Esses movimentos são involuntários e servem para empurrar o alimento durante o processo de digestão. Esse movimento é impulsionado pela musculatura lisa e coordenado pelo sistema nervoso autônomo.

Estômago
O estômago é um órgão que faz parte do sistema digestório e se localiza abaixo do diafragma. A cárdia se localiza entre o esôfago inferior e o estômago, ela é uma região de transição. Já o piloro, que é uma constrição musculosa, fica no fim do estômago e regula a passagem de quimo semi-digerido do estômago para o duodeno. Suco gástrico, líquido claro que é produzido no estomago, contém água, enzimas (como o pepsinogênio) sais inorgânicos, ácido clorídrico e pouco ácido láctico, e tem como função agir sobre o bolo alimentar, causando a digestão gástrica dos alimentos, principalmente das proteínas.

Intestino Delgado
O intestino delgado é um tubo digestivo que vai do estômago até o intestino grosso. Ele é dividido em duodeno, que fica perto do estômago, jejuno que fica no centro e íleo, que fica próximo ao intestino grosso. Na parede do intestino delgado, é produzido o suco intestinal. O duodeno recebe o suco pancreático e também a bile, ajudando assim, a ação do suco pancreático e do suco intestinal, que é transformar o quimo em quilo. Revestimento do intestino é cheio de vilosidades intestinais que possuem microvilosidades, e tem com função absorvem as substâncias digeridas que passam para a corrente sanguínea e são distribuídas para as células.

Fígado
O fígado é um órgão que atua como uma glândula em nosso corpo que se localiza em cima do diafragma e ele libera tanto secreções em sistema de canais que se abre numa superfície externa quanto no sangue e em vasos linfáticos, por isso dizem que atua como uma glândula. Ele possui varias funções dentre elas destruição de hemácias, armazenamento e liberação da glicose, síntese de proteínas e colesterol, desintoxicação de drogas e toxinas, e uma das principais que é a secreção da bile, e esta é produzido pelo próprio fígado e tem como função a emulsificação de gorduras, durante o processo digestivo e fica armazenada em uma vesícula chamada vesícula biliar.

Pâncreas
Pâncreas é uma glândula tanto exócrina quanto endócrina e que faz parte do sistema digestório. Localiza-se no abdômen e está em associação próxima ao duodeno. Ele é muitas vezes descrito como tendo três regiões: cabeça, corpo e cauda. Como disse, o pâncreas é tanto uma glândula endócrina quanto exócrina, a função da glândula endócrina é a produção de insulina (reduz a taxa de açúcar no sangue) e glucagon (aumenta a taxa de açúcar no sangue). Já a glândula exócrina, através do suco pancreático, libera enzimas do tipo, amilase pancreática, tripsina, e libera também íons de bicarbonato. O suco pancreático é uma secreção produzida pelo próprio pâncreas e através do ducto pancreático, é lançado na cavidade do duodeno e é constituído de água, enzimas (amilase pancreática, lipase pancreática, tripsina, quimiotripsinogênio e nucleases) e íons de bicarbonato.

Intestino Grosso
O intestino grosso é a parte final do tubo digestivo e é dividido em ceco, o cólon e o reto. O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que recebe o conteúdo do intestino delgado, e é aonde se localiza o apêndice vermiforme, a única função do ceco é receber o conteúdo do intestino delgado e reabsorver água e os poucos nutrientes. O cólon se divide em cólon ascendente ou direito, cólon transverso e o cólon descendente ou esquerdo. O reto faz comunicar o cólon com o ânus e possui a ampola retal, uma dilatação que ocorre devido as fezes, culminando na defecação. O apêndice vermiforme é um pequeno tubo localizado no ceco e foi descoberto no final de 2009, que esse apêndice possui bactéria que tem como função no nosso organismo como anticorpos. A flora intestinal é um conjunto de bactérias que habitam naturalmente o intestino e que ajudam na digestão do alimento e controlam o crescimento de outras bactérias, fungos no intestino.

About these ads

2 Responses to Sistema Digestório – Órgãos

  1. larissa diz:

    ooie adorei a resposta muito obg ,

  2. POLIANA diz:

    GOSTEI!AJUDOU MT NO TRABALHO DE CIÊNCIAS.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: